Ciencia, religiao e politica. Afinal qual é o método correcto de observar e registar a realidade?

Hoje é do domínio publico o quanto falta reconstruir no departamento de imagem e reputação na academia e universidade. ...

To read a translated version of this text click here.


Hoje é do domínio publico o quanto falta reconstruir no departamento de imagem e reputação na academia e universidade. O papel de professor universitário / de investigador cientifico está, a cada dia que passa, a reduzir de dimensão social e a mostrar que afinal nem tudo vai bem (ou até mesmo mal*) dentro das instituições: salas de aula e laboratórios.

Vou voltar, ao já longinquo ano de 2009, num certo dia, na aula de economia internacional, foi dia da diretora do curso de economia e professora dessa “cadeira” falar sobre o tema económico e a tentação de se cair em soluções económicas protecionistas, viradas para dentro , quase como se esteja a esperar o pior .... o mesmo é hoje fácilmente observável através das redes sociais e páginas oficiais web das instituições e laboratórios essa realidade protecionista e fechada.


Muitas vezes disfarçada de slogans de igualdade (de gênero e raça)


Mas afinal, o método cientifico é uma religião ou ....um partido ?

Nem um nem outro. O ato de observar e registar o que se observa, hoje não requer uma esferográfica, não requer um lápis. Requer uma Stylus Pen ! Requer uma ligação à maior rede de comunicação construída por tod...os os técnicos de IT. E em permanëncia, 24h/dia. Agora é necessário utiliza-la, bem, enquanto se reserva tempo no #schedule semanal para praticat enquanto se afastam medos e receios de outros tempos. E o caminho a percorrer não mais aquele que foi necessário para vencer duas guerras mundiais , nem tão pouco aquele necessário para testar ao limite geometria e esquadria na construção de grandes cidades.

Hoje, o caminho é este: um simples comentario, uma simples nota sobre uma observação seja dentro do #LAB ou fora....